Estão agendadas para este sábado as meias-finais do play-off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina. SL Benfica, Académico FC, ES Amadora e BKT Calvão são os emblemas que estarão na luta por um lugar na final
marcada para 25 do corrente, em Vila Pouca de Aguiar.
Este ano a final do play-off será discutida num único jogo (por razões económicas), sendo certo que ambos os finalistas conquistam o direito desportivo a subir à Liga Feminina, na próxima temporada. Foi uma proposta apresentada na Conferência Nacional do Calendário realizada em Julho de 2013, em Águeda e posteriormente ratificada.
Os quatro semi-finalistas foram os 4 primeiros classificados na fase regular, tendo confirmado nos quartos-de-final do play-off, a sua supremacia em relação aos seus adversários directos. E não houve discussão ou seja cada um deles fez uma série limpa (2-0). Assim o SL Benfica (1º) afastou o Juvemaia (8º), o Académico FC (2º) desembaraçou-se do Marítimo (7º), a ES Amadora (3º) eliminou o SC Coimbrões (6º) e por último o BKT Calvão (4º) não se deixou surpreender pela AD Ovarense (5º).
Não conhecemos em pormenor os plantéis das equipas nortenhas, o mesmo não sucedendo em relação aos conjuntos sulistas, até pela circunstância de terem sido adversários do CAR Jamor Feminino na Série Especial disputada durante a época. Isto para dizer que as benfiquistas têm argumentos para demonstrar a sua superioridade (à melhor de 3) frente às adversárias. A liderança da antiga internacional sénior Sofia Ramalho na organização de jogo da equipa da Luz é garantia de muita experiência, bem acompanhada por algumas internacionais dos escalões de formação, casos da extremo/poste Andreia Teixeira, da extremo Paula Couto, da poste Joana Alves e ainda da jovem Jovana Nogic (1º ano de Sub-18) que no verão passado fez parte da selecção da Sérvia que venceu o Europeu de Sub-16 Femininos, Divisão B, disputado em Matosinhos, ao bater na final a congénere portuguesa. Sabemos que as representantes do Calvão contam com jogadoras altas, tais como as caboverdianas Djenifer Monteiro (ex-Sporting CP) e Yamili Cruz (já jogou na Liga Feminina, pelo CRCQ Lombos) e que eventualmente poderão alinhar com algumas jogadoras do Olivais FC (Inês Veiga, por exemplo, internacional Sub-16 e Sub-18) já que o BKT Calvão é clube satélite do emblema olivanense.
No confronto entre Académico FC e ES Amadora, que julgamos ir ser muito equilibrado, com a juventude das nortenhas a ter que contrariar a grande experiência do plantel às ordens de Mafalda Fogaça. A base Joana Fogaça, a extremo/poste Susan Foreid, ambas internacionais senoires, a poste Rita Ponte (internacional Sub-18), a poste Carla Aires (internacional por Cabo Verde), a extremo Vanessa Costa, a angolana Cami Burity, a poste Sónia Graça, entre outras, formam um grupo muito experiente, com muitos anos de prática da modalidade, habituadas às grandes decisões. Por seu turno , no plantel do emblema do Lima, a irreverência da base Joana Ferreira, a capacidade de luta da poste Sara Dias (internacional Sub-18) e o tiro exterior de Catarina Vieira são garantia de muita ambição, numa mescla bem urdida com a experiência de Isabel Leite e Joana Cruz (internacional Sub-20).
Calendário de jogos
Sábado (10 de Maio) - Jogo 1
- 16H30 ES Amadora-Académico FC, no Pavilhão Municipal José Caeiro
- 17H00 BKT Calvão-SL Benfica, no Pavilhão do Colégio Calvão
Sábado (17 de Maio) - Jogo 2
- 21H00 Académico FC-ES Amadora, no Pavilhão do Lima
- 21H30 SL Benfica-BKT Calvão, no Pavilhão Fidelidade
Domingo (18 de Maio) - Jogo 3 (se necessário)
- 16H00 SL Benfica-BKT Calvão, no Pavilhão Fidelidade
- 16H30 Académico FC-ES Amadora, no Pavilhão do Lima