Evocando motivos profissionais e pessoais João Machado, alma do basquetebol azul, foi forçado a abandonar o Belenenses. Para trás ficam seis anos de trabalho e dedicação
onde o diretor da secção de basquetebol do CF “Os Belenenses”, conseguiu construir um projeto solido, vivo e dinâmico, pronto para futuros desafios.
Quando em 2009 o João Machado decidiu abraçar a ideia azul, o basquetebol estava arruinado sem rumo e sem atletas. Agora conta com um minibasquete em crescimento e organizado, possui todos os escalões de formação das equipas masculinas e com a equipa sénior a participar na PROLIGA.
Outra grande conquista feita por este senhor de alma azul foi a desenvolvimento do basquete feminino no clube, que foi o primeiro campeão nacional neste sector. Esta época o Belenenses conta, ao fim de muitos anos e com o objetivo de crescer, novamente, com uma equipa sub-14 feminina, muito na base de trabalho coordenado e desenvolvido por San Payo Araújo no minibasquete.
Dirigentes dinâmicos e empenhados como o João Machado fazem falta à modalidade, pelo que se espera-se que o abandono seja apenas temporário.
Comentários
A interrupção da ligação de João Machado ao basquetebol será certamente temporária e desenganem-se aqueles que pensam que "patrão fora é dia santo na loja" pois o João não é homem para deixar que em pouco tempo alguns egos destruam o que lhe deu tanto trabalho e lhe custou inúmeras horas retiradas à família.
Ao longo destes 6 anos o João não se limitou a salvar a secção de basquetebol do Belenenses de uma extinção que se avizinhava mas criou a estrutura que permitiu um crescimento sustentado até atingir a dimensão actual.