Atlético representou em 1975, Lisboa, no 1º Encontro Nacional de Iniciados. Esta é uma curiosidade do basquetebol. O evento que é o percursor, e que, com o decorrer dos anos evoluiu para a Festa do Basquetebol Juvenil
começou no ano de 1975 precisamente em Albufeira na cidade onde actualmente se realiza o maior evento da formação desportiva juvenil do país.
O 1º Encontro Nacional de Iniciados foi realizado pela Federação com o apoio da DGD em Albufeira – Colónia de Férias da Inatel – com jogos em Faro, Portimão, Silves, e Olhão durante o período de 26 a 30 de Maio de 1975.
A primeira e segunda edição, que no ano seguinte decorreu em Tomar no Colégio Nuno Alvares, do Encontro Nacional de Iniciados destinava-se apenas aos masculinos e participavam nele os clubes vencedores dos regionais das suas associações em simultâneo com as respectivas selecções regionais do escalão. Apenas em 1977 este evento passou a ser exclusivo para selecções distritais, tendo a Associação de Basquetebol de Lisboa sido a vencedora do primeiro evento destinado apenas a selecções distritais.
Em 1975 o representante de Lisboa foi o Atlético e em 1976 foi o Benfica. Em 1977 a selecção de Lisboa era enquadrada pelo Jorge Sanches Ferreira e treinada pela Edite Esteves e Pedro Ferreira e composta pelos seguintes jogadores:
- Rui Filipe Miranda – Desportivo da Graça
- Miguel Carrelo – CDUL
- Paulo Dias – Carnide
- Rui Agrela – Benfica
- Frederico Caria – Sport Algés e Dafundo
- João Leite – Sport Algés e Dafundo
- Carlos Jorge Marques – Clube Internacional de Futebol
- Paulo Moisão – Clube Internacional de Futebol
- Alfredo Teixeira – Simecq
- António Martins – Clube Atlético de Queluz
- Fernando Sousa – Clube Atlético de Campo de Ourique
- Carlos Ramadinha – Belenenses
Se começamos este artigo com uma curiosidade, terminamos com outra, que nos deve fazer reflectir, como era diferente a dispersão pelos clubes que alimentavam a selecção distrital de Iniciados em 1975. As as actuais selecções distritais, são dominadas em Lisboa por dois três clubes.