29 de julho de 2021 é a data que poderá ficar escrita na história do basquetebol português, assim Neemias Queta se torne no primeiro jogador luso escolhido no draft da NBA. A cerca de um mês do dia que poderá mudar a sua vida,
Neemias continua a trabalhar arduamente para aumentar a sua cotação junto dos olheiros e general managers das várias equipas da competição. E ninguém terá ficado indiferente à sua recente participação no Draft Combine que decorreu na passada semana, não só nas medições oficiais, como no que mostrou dentro do campo. No entanto, Neemias tem ainda um longo caminho a percorrer neste complexo processo de seleção.
De momento, as perguntas que todos fazemos são: Será que o Neemias vai ser escolhido no draft? E se for, em que posição?
Pessoalmente acredito que ele será escolhido, apesar de alguns dos mock drafts mais recentemente publicados não o colocarem entre os 60 jogadores selecionados. Outros há que o colocam entre o final da primeira ronda e um pouco por toda a segunda ronda.
A verdade é que o jovem poste português possui um conjunto de skills que o tornam num jogador intrigante, diferente de todos os outros, e creio que essas capacidades acabarão por atrair a atenção de um qualquer general manager. Neemias é um atleta enorme com uma estampa física impressionante. É um dos melhores defensores e ressaltadores deste draft e que tem continuado a demonstrar evolução em várias áreas do seu jogo.
Mas afinal, se for escolhido, em que posição será?
A tabela seguinte apresenta um resumo dos mais recentes mock drafts publicados por alguns dos sites especializados nesta área. Estes mock drafts resultam de análises de especialistas da área, que procuram “adivinhar” que jogador será escolhido por cada equipa em cada posição. Escusado será dizer que todas estas análises são falíveis e que apenas servem para demonstrar uma tendência nas escolhas.
A concretizar-se a perspectiva mais otimista, Neemias poderia ser selecionado pelos Rockets ainda na 1ª ronda, mais precisamente na 23ª posição do draft. Contudo, a tendência aponta para que seja escolhido mais para o meio da 2ª ronda.
Este cenário otimista é contrariado por outros sites conceituados como ESPN.com, SI.com, Netscouts Basketball ou nbadraft.net que nem sequer o colocam entre os 60 escolhidos.
Talvez por isso, equipas como Portland Trail Blazers, Dallas Mavericks, Los Angeles Lakers e Phoenix Suns já o tenham entrevistado durante o Combine. Nenhum destes conjuntos tem neste momento qualquer posição de escolha na segunda ronda deste draft, pelo que poderão das duas uma: ponderar negociar uma posição de escolha na 2ª ronda deste draft para eventualmente o selecionar ou estar de olho no jovem português para uma chamada para uma equipa da D League.
Seja qual for o percurso, queremos e vamos acreditar que o Neemias será o primeiro português escolhido no draft e o primeiro a pisar os campos da liga de basquetebol mais famosa do mundo.