Primeiro que tudo, em tempo de regresso, manifestar a minha gratidão pela benevolente referência à minha pessoa, bem como os votos formulados de "Benvindo de volta à equipa". Oxalá possamos corresponder e ser capaz
de "levar a água ao moinho", mais na gíria popular, e, com um pouco mais de 'sal intelectual', de 'levar a carta a Garcia'.
Neste lapso de tempo - sempre foram dois anos - atravessámos realmente um tempo (mais) difícil e as 'coisas', também muito por culpa desta insidiosa e traiçoeira pandemia, não parecem estar muito famosas, no que à qualidade da prática do jogo diz diretamente respeito. Mas, a seu tempo, e uma 'coisa' de cada vez.
Procuraremos, ao longo de pequenos 'ensaios', emprestar o nosso melhor contributo, em redor e por dentro das 'coisas' do Basquetebol e da Vida. Razão pela qual o nosso guião, a servir como que de 'pano de fundo', terá a designação de: No Basquetebol como na Vida, sendo que poderemos, desde já, adiantar que o primeiro tema desenvolver, no próximo dia 27, intitular-se-á: D.O.E. - Significado e importância para os jogadores e para o jogo.
Entraremos 'em campo', duas vezes por mês: sempre ao dia 12 (Luís do Ó a quanto obrigarás) e na última 5ª feira de cada mês; sendo, como acima mencionamos, que a primeira 'bola ao ar' acontecerá já na próxima 5ª feira, com uma desafiante e talvez que não menos curioso tema: D.O.E. - Significado e importância para os jogadores e para o jogo.
Havia sido referenciado pelo editor deste espaço, nosso querido companheiro e amigo Ivan Koustorkov, que traríamos à discussão diversos temas suportados em três âncoras de grande significado para nós, a saber:
1ª | Desenvolvimento do nível técnico dos jogadores, tendo em atenção a construção do edifício-atleta, e da qualidade da prática do jogo;
2ª | Desenvolvimento de curtos 'ensaios' sobre a D.O.E. (Direção e Orientação de Equipa), enquanto processo psicopedagógico de condução de equipa;
3ª | Interligação do Desporto (basquetebol em particular) com a Vida (eticamente percorrida), tendo como grande referência a ideia-pensamento de mestre - porque sábio! - António Damásio: "Antes de chegar ao saber é preciso percorrer o caminho do ser e do sentir";
A que gostaríamos, para completar o 'cinco' inicial, de juntar mais duas grandes referências, com mais duas ideias-pensamentos de dois mestres - porque sábios! -, ficando uma das posições a pertencer a Manuel Sérgio:
4ª | "O ser humano faz-se fazendo-se e, ao fazer-se, joga com os afetos, principalmente com os afetos. O que é o homem sem afetos? Ou frio, distante, insensível? Ocorre-me o Fernando Pessoa: Uma besta sadia, uma besta sadia que procria";
E a outra, mais na posição de 'play-maker', porque atravessando o Atlântico, vindo das terras do tio Sam, onde tudo começou, onde o mais completo desporto de equipa: o basquetebol (!) nasceu, John Wooden:
5ª | "O talento é um dom de Deus, seja grato; a fama é um dom dos homens, seja humilde; a presunção é um dom de si próprio, seja cuidadoso".
Completado o 'cinco', mãos à obra...
Até 5ª feira, 27, suscitando a vossa crítica, as vossas dúvidas, os vossos comentários, com: No Desporto como na Vida | D.O.E. - Significado e importância para os jogadores e para o jogo.
Abraço fraterno.
Comentários