A entrar no caminho certo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SENIORES MASCULINOS Seniores Masculinos: Noticias A entrar no caminho certo

A entrar no caminho certo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Depois de uma primeira volta pouco condizente com os recentes sucessos alcançados pela nossa selecção, Portugal conseguiu a sua segunda vitória consecutiva no apuramento para o Eurobasket 2009. Desta feita, o adversário vencido foi a Macedónia que na primeira volta nos limitou a 48 pontos marcados, e que nos venceu por 37 de diferença. No entanto, em Coimbra tudo foi diferente e Portugal venceu por 81-71!

A experiência deu à Costa

Esteve ausente da Fase Final do Eurobasket 2007, mas já na fase de apuramento para esse Europeu José Costa tinha tido um papel essencial. E neste jogo contra a Macedónia voltou a mostrar toda a sua utilidade dentro de campo marcando 19 pontos (10 em 10 da linha de lance-livre!!) e fazendo 5 assistências. Foi o grande líder de Portugal e um dos principais contributos para a vitória final.

No entanto, este foi um jogo em que Portugal não teve apenas um ou dois jogadores a marcar acima dos 10 pontos como vinha acontecendo recentemente. Além do já referido José Costa, também João Santos (14), Miguel Miranda (12), Elvis Évora (12) e Carlos Andrade (13) marcaram acima da barreira dos pontos, enquanto que Paulo Cunha (9) ficou lá perto. Em ataque Portugal voltou a lançar muito de 3 pontos, com 29 lançamentos tentados. No entanto, ao marcarem 11 lançamentos para lá da linha dos 6,25 conseguiram uma percentagem mais aceitável do que as que vinham conseguindo jogo após jogo.

Mas a chave do jogo pode ter estado na defesa - principalmente na defesa ao organizador de jogo dos macedónios, V. Stefanov. Ao conseguir “tirar de campo” este jogador Portugal anulou uma das principais armas do seu adversário, e o caminho para o sucesso começou a ser construído pela defesa. No capítulo dos ressaltos, os extremos nacionais voltaram a ser os que mais contribuíram com Carlos Andrade em destaque com 11 ressaltos.

Macedónia apagou-se sem Stefanov a liderar

Depois de acompanhar a vitória da Letónia sobre a Estónia durante a tarde, a equipa da Macedónia sabia que só a vitória contra Portugal lhe permitiria segurar o primeiro lugar do grupo. Mas nem essa certeza os fez entrar no jogo com a atitude correcta. A diferença pontual conseguida no jogo da primeira volta terá pesado no subconsciente dos jogadores, que quando quiseram ganhar o jogo, esbarraram na confiança lusa.

A Macedónia perdeu claramente a luta das tabelas (25-31, com Gecevski a ser o melhor com apenas 6 ressaltos), e esteve abaixo do esperado no tiro exterior (5 triplos e 23,8%). Mejsi, o norte-americano naturalizado cotou-se como o melhor marcador, com 20pts seguido de Ilievski com 16pts e Antik com 15pts. Destaque igualmente pela negativa para V.Stefanov - 2pts e 2 assistências - que foi autenticamente «secado» pela defesa portuguesa (recorde-se que o base chegou a este jogo com o registo notável de 19,3pts por jogo)

Depois deste encontro, bastará uma vitória ante a Estónia na última jornada para a Macedónia festejar a presença no Euro´09 como um dos melhores segundos classificados. Na noite de hoje, Sérvia, Turquia e Reino Unido já o conseguiram. Restam agora cinco lugares.

 

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária