Divac novo Presidente do COS
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Divac novo Presidente do COS

Divac novo Presidente do COS

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Vlade Divac tornou-se na passada terça-feira no novo Presidente do Comité Olímpico da Sérvia (COS). O poste Sérvio foi um dos melhores jogadores de sempre do basquetebol Europeu, tendo conquistado numerosas medalhas ao serviço da antiga república da Jugoslávia.
 
A nível de clubes, Divac representou equipas de topo na Europa, antes de construir uma carreira de sucesso na NBA, ao serviço de equipas como os Los Angeles Lakers ou os Sacramento Kings. Divac foi confirmado como novo presidente durante a assembleia geral do COS, logo após o seu adversário directo, o antigo presidente Ivan Curkovic, ter abandonado a corrida.

Curkovic explicou que a sua decisão se deveu a "pressões políticas", às quais foi sujeito e à "legalidade da eleição", dado que os delegados haviam decidido previamente não votar secretamente para a escolha do presidente, indo contra os estatutos do COS que dizem que no caso de haver mais do que um candidato, o voto é secreto.

O gigante sérvio conta, no seu currículo, com três títulos de campeão europeu (1991, 1995 e 1999) e dois de campeão mundial, o último dos quais conquistado em 2002 em Indianapolis, coincidiu com a sua retirada da competição internacional.

"O desporto fez de mim um homem e ensinou-me não só a competir, mas também a liderar uma equipa. Estou preparado para motivar todo e qualquer membro da nossa sociedade para contribuir para a promoção do desporto. O nosso desporto terá de ter um maior significado na Sérvia e grande parte dos nossos esforços estarão concentrados no estímulo aos jovens para a prática de desporto e para diminuir o risco desses novos talentos emigrarem para outros países, abandonando assim o nosso país e o nosso desporto demasiado cedo.", afirmou Divac.

Vlade Divac tem actualmente 40 anos, tendo terminado a sua brilhante carreira em 2007, carreira esta que se iniciou em 1983 no Sloga Kraljevo. Em seguida seguiu-se o Partizan Belgrado, onde Divac explodiu na cena internacional, antes de se mudar para os Estados Unidos para representar a equipa dos Lakers, ao lado de Magic Johnson, entre outros. Em 1996, foi moeda de troca utilizada pelos Lakers para recrutar o jovem Kobe Bryant à equipa dos Charlotte Hornets, onde Divac se manteve até 1998. Entre 1998 e 2004, Divac defendeu as cores dos Sacramento Kings, onde se evidenciou com uma das grandes figuras do clube. Em 2004, Vlade regressou a Los Angeles para a sua última época na NBA. Ao fim de 16 épocas ao mais alto nível, Divac abandonou a NBA com médias de 11.8 pontos, 8.2 ressaltos, 3.1 assistências, 1.4 desarmes e 1.1 roubos de bola em 1,134 jogos.

Estes números permitem a Vlade juntar-se a um restrito grupo que integra, além dele, apenas Kareem Abdul-Jabbar e Hakeem Olajuwon, que na história da NBA atingiram 13,000 pontos (13,364), 9,000 ressaltos (9,294), 3,000 assistências (3,522) e 1,500 desarmes de lançamento (1,630).
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária