Hoje, na nossa rubrica Basket na Rede, vamos apresentar um novo blog ou melhor um blog renovado chamado "Espaço Basket Coimbra".
Este blog é dirigido pelo nosso colaborador Carlos Gonçalves e fala sobre tudo e mais alguma coisa, no que ao basquetebol na cidade de Coimbra e no centro de país diz respeito.
Artigos de qualidade e entrevistas muito bem escritas são algumas das características deste espaço na NET, indispensável a todos os adeptos da modalidade!
Quais são os objectivos do seu Blog, que seu foi renovado recentemente?
Acima de tudo pretendo divulgar o basquetebol que se faz no distrito de Coimbra. Senti, igualmente, a necessidade de publicar os muitos trabalhos, desde entrevistas a artigos de opinião, que publiquei ao longo de três anos, na minha rubrica semanal no Diário de Coimbra.
O que podem os internautas encontrar no seu Blog?
Podem encontrar as notícias que, no meu entender, me parecem mais relevantes e deixar, de uma forma construtiva, a sua opinião.
Quais são os seus artigos mais lidos? Porquê (na sua opinião)?
Pelo “feed-back” que vou tendo, os “MVP da Semana” são muito procurados, mas também as informações de última hora. O porquê? Coimbra é uma cidade do basquetebol e as pessoas gostam de saber o que pensam os que a dinamizam, por isso, os “MVP” tiveram algum impacto.
Quais são as dificuldades que encontra no seu trabalho diário?
A principal dificuldade está em acompanhar a actividade de todos os clubes, pois se há alguns que mantêm uma página ou blog actualizados, a maioria não tem nada disso. Assim, certamente, muita informação da actividade dos nossos clubes fica fechada dentro dos seus próprios pavilhões. Em termos pessoais, por vezes, a falta de tempo também complica um pouco.
Quais são os pequenos momentos de prazer que o seu blog lhe dá?
O maior prazer com a minha página/blog é saber que pode ser útil à modalidade. Depois, acaba por ser agradável trocar opiniões com outros agentes da modalidade que apoiando ou criticando vão dando a sua opinião. Hoje, a informação é vital para a vida dos clubes.
Que artigo vai disponibilizar para ser publicado no Planeta Basket? Porquê?
O Planeta Basket já acompanha tão de perto o basquetebol nacional que terei dificuldade, neste momento, em destacar um artigo específico para ser publicado. No entanto, com o evoluir da minha/página blog poder ser que se encontre uma rubrica específica para divulgar mais, por exemplo, dedicada aos jovens atletas da formação.
Na sua opinião, quais as razões pelas quais a maioria dos espaços on-line dedicados ao basquetebol são feitos e dirigidos por treinadores?
Talvez porque sintam a modalidade mais por dentro e tenham necessidade de trocar pontos de vista e “falar” do basquetebol. Como dirigente e ex-atleta sempre achei a informação fundamental para a divulgação das actividades dos clubes. Quando fui presidente do Olivais, fundei, com o Prof. Valdemar Pinho, o “Jornal Olivais Coimbra”, do qual fui seu director do número 12 ao 200. Esse projecto, felizmente, ainda hoje está de boa saúde, com outras pessoas, obviamente. Sou, também, responsável pelo Blog do Comité Distrital de Minibasquete do qual faço parte e criei o recente Blog da Associação de Basquetebol de Coimbra. Isto, tudo para dizer que, não sendo treinador, estou muito ligado a esta área e haverá, por ventura, muitos outros dirigentes e atletas a dinamizarem Blogs.
Acha que o espaço na NET escrito em Português está bem preenchido com sites e blogs dedicados ao basket?
Os que conheço, na sua grande maioria, são bastante bem conseguidos. Há muita informação disponível, se bem que se começa a cometer um erro, talvez por falta de tempo, que é descarregar fotos, atrás de fotos, sem um texto a acompanhar, explicando a que iniciativa se referem. Aproveito para referir que, lamentavelmente, muitas pessoas, que no fundo não gostam desta modalidade, aproveitam a “antena aberta” para, sobre a capa do anonimato, lançarem muitas criticas pessoais e “atirando” em todas as direcções. Penso que é uma questão de cultura e com o passar do tempo, acabam por ver que isso não leva a lado nenhum, antes pelo contrário.
Como “colega” e colaborador de site Planeta Basket, o que acha deste e o que pode e deve ser melhorado?
O Planeta Basket está muito bem conseguido, com muita informação actual e conseguiu, o que penso ser a chave principal do seu sucesso, ter bastantes colaboradores com muita qualidade e prestigiados dentro da modalidade. Já ouvi chamar ao Planeta Basket a “Bíblia” da modalidade.
Deixe aqui a sua mensagem para os leitores do Planeta Basket:
Tudo o que seja promover esta modalidade que amamos é bom. Todos, sem excepção, são importantes para a sua evolução. Infelizmente, o basquetebol não consegue ter acesso aos órgãos de comunicação social nacional, como nós desejaríamos, por isso, tudo o que sejam acções e iniciativas para a sua divulgação são muito bem vindas.