Mais um dia cheio de emoções e convívio na festa do basquetebol!!
Tal a emotividade e qualidade dos jogos que a hora de entrada no magnífico Portimão Arena foi ás 9 horas da manhã e a hora de saída no final do último jogo da tarde, quase ás 21 horas.
Tal a emotividade e qualidade dos jogos que a hora de entrada no magnífico Portimão Arena foi ás 9 horas da manhã e a hora de saída no final do último jogo da tarde, quase ás 21 horas.
Sinto alguma pena de não poder acompanhar mais de perto, as 2ª divisões masculinas em prova e as competições femininas, apesar de por vezes poder dar uma “espreitadela” mas o facto de haver vários jogos à mesma hora e por vezes em locais diferentes fez com que tivesse que optar, e optei naturalmente pela vertente que conheço melhor – competição masculina e neste caso a 1ª Divisão.
Gostava de desde já corrigir por um lapso cometido no pequeno resumo do jogo de ontem entre Setúbal e Aveiro em Sub-16, pois o atleta aveirense que queria referenciar como autor de uma grande exibição era o vareiro e internacional sub-16 Pedro Costa e não o seu colega de equipa Hélder Gomes que se destacou sim na vitória sobre Santarém.
Gostava de desde já corrigir por um lapso cometido no pequeno resumo do jogo de ontem entre Setúbal e Aveiro em Sub-16, pois o atleta aveirense que queria referenciar como autor de uma grande exibição era o vareiro e internacional sub-16 Pedro Costa e não o seu colega de equipa Hélder Gomes que se destacou sim na vitória sobre Santarém.
DIVISÃO I – MASCULINO
SUB-16
Série G
AB Lisboa 62 - 33 AB Coimbra
Início de jogo interessante de ambas as equipas com transições rápidas e muita intensidade defensiva. Ás penetrações e jogo interior de Lisboa, Coimbra respondia com tiro exterior chegando ao intervalo com equiíbrio no marcador. Na 2ª parte, Lisboa aumentou os seus índices de agressividade e não permitiu lançamentos fáceis ao adversário ganhando por isso uma vantagem decisiva na partida e que terminou com Coimbra a descansar alguns elementos a pensar no jogo seguinte deixando avolumar o resultado.
AB Coimbra 41 - 63 AB Aveiro
Ascendente inicial de Aveiro que resultou numa vantagem de 10 pontos. Contudo, Coimbra não baixou os braços e consegue mesmo passar à frente do marcador no 2º periodo muito à custa de aumento da pressão defensiva nas linhas de passe e ao portador da bola que culminavam geralmente em contra-ataques ou situações de lançamento de 3 pontos no ataque posicional. A selecção aveirense corrigiu alguns aspectos defensivos e começa a usar a vantagem no jogo interior que lhe criou lançamentos fáceis no perimetro e ganha nova vantagem de 10 pontos que depois soube gerir e até aumentar já nos últimos minutos do jogo.
AB Aveiro 57 - 40 AB Lisboa
Naquele que se pensava poder ser um dos jogos do dia, tal não aconteceu e muito por mérito da selecção de Aveiro.
Com um inicío de jogo demolidor assente na sua boa defesa e com uma dinâmica ofensiva muito interessante, os aveirenses conquistaram vantagem suficiente (28-8) nos dois primeiros períodos para terem uma 2ª parte mais descansada. Apesar de uma boa reacção de Lisboa na fase inicial do 3º periodo, Aveiro voltou a estabilizar o seu jogo e recorrendo ao tiro exterior de Pedro Costa ganhou novamente vantagem larga no marcador o que lhe permitiu jogar o último período gerindo bem o jogo e a utilização dos seus jogadores.
Série H
AB Algarve 43 - 84 AB Porto
A selecção algarvia não conseguiu jogar ao nível do dia anterior e sucumbiu perante uma selecção do Porto que é uma verdadeira máquina de fazer pontos. Apesar de um bom começo mercê da sua defesa zona, o Algarve não conseguiu ter pernas para jogar ao ritmo do adversário e foi autenticamente bombardeado por letais lançamentos triplos que ajudaram ao aumentar da diferença final.
AB Porto 63 - 59 AB Setúbal
Uma vez mais o jogo do dia tem Setúbal Sub-16 como protagonista.
Jogando à imagem do seu treinador Jorge Bruno, a formação de Setúbal é que aposta na agressividade defensiva e contra-ataque e foram essas armas com que começou a dominar o marcador durante largos periodos da 1ª parte.
Mas as quantidade de soluções diversas que a selecção do Porto apresenta começaram a pesar na balança principalmente quando alguns dos atletas mais importantes dos setubalenses se carregaram com faltas.
A qualidade do base Miguel Cardoso e a experiência de Miguel Soares no final fizeram o resto e garantiram assim a vitória no grupo para o Porto que continuam assim invictos em todas as Festas do Basquetebol deste ano!!!
AB Setúbal 63 - 38 AB Algarve
Jogo decisivo para ambos os conjuntos pois quem ganhasse garantia a presença nas meias-finais.
Setúbal com um jogo duríssimo nas pernas e com menos tempo de repouso, começou mal a partida permitindo ao Algarve liderar o marcador no final do 1º periodo. Os 2º e 3º quartos do jogo foram determinantes já que decidiram tudo a favor da equipa setubalense que soube tirar partido da sua consistência defensiva e capacidade de contra-atacar para vencer assim a partida. No último periodo do jogo e com tudo resolvido ambos os treinadores decidiram utilizar alguns atletas com menos minutos mas sem grande influência no resultado.
Série I
AB V. Castelo 64 - 56 AB Braga
AB Braga 42 - 73 AB Santarém
AB Santarém 73 - 38 AB V. Castelo
Com estes resultados Santarém e Viana do Castelo disputam amanhã o jogo para 7º e 8º lugares na prova deste ano.
A formação de Braga vai discutir a permanência na 1ª Divisão com o vencedor da 2ª divisão – AB Alentejo e consequentemente os 9º e 10º lugares finais.
SUB-14
Série G
AB Lisboa 64 - 48 AB Coimbra
Era o jogo grande deste Grupo G e não decepcionou. Apesar de liderar o marcador desde inicío, Lisboa teve sempre muitas dificuldades com a pressão ao portador da bola exercida e à velocidade e jogo de penetração constante dos jogadores de Coimbra. Contudo, os problemas colocados por Isaías Insaly na área perto do cesto e pela velocidade de André Firmino não tiveram solução defensiva por parte da equipa de Coimbra que assim baixou os braços na parte final e deixou fugir os lisboetas para uma vantagem de 16 pontos.
AB Coimbra 68 - 42 AB Santarém
Pese o bom esforço dos atletas de Santarém, a equipa da Beira Litoral foi sempre mais forte e garantiu de uma forma fácil a vitória num jogo onde todos os seus atletas poderam actuar muitos minutos.
AB Santarém 27 - 87 AB Lisboa
A equipa lisboeta apesar de ter entrado algo apática no jogo ia conseguindo mesmo assim liderar o marcador embora que por escassa diferença pontual. No 3º periodo e após alerta da sua equipa técnica, entraram com outra imagem e mostraram o porquê de serem uma das candidatas sofrendo apenas 4 pontos em toda a 2ª parte...
Série H
AB Aveiro 42 - 51 AB Setúbal
Num grupo equilibrado como este, todos os detalhes são importantes e ambas as equipas quando iniciaram a partida tinham a perfeita noção dos acontecimentos.
Apesar de uma melhor entrada em jogo da selecção aveirense, houve sempre a percepção a quem assistiu ao jogo que Setúbal parecia ser a equipa mais forte em campo. E foi isso que aconteceu, depois de passarem pela primeira vez à frente do marcador já no 2º periodo nunca mais perderam o comando da partida
Mesmo quando Aveiro conseguiu com muito mérito defensivo equilibrar o placard, os jovens setubalenenses conseguiam sempre resposta face aos problemas que lhes eram colocados vencendo assim com alguma naturalidade por 9 pontos de diferença.
AB Setúbal 40 - 46 AB Porto
Mais um grande jogo de basquetebol!
Já era sabido que normalmente as equipas de Setúbal dão-se mal com a pressão dos jogadores portuenses e foi com essa mesma arma que conseguiram os primeiros frutos e fugir assim no marcador durante o 1º periodo.
Boa reacção de Setúbal no 2º periodo que com boas acções de Francisco Amiel e Carlos Dias iam conseguindo equilibrando o marcador.
Quando a meio do 3º quarto, Setúbal passou pela 1ª vez à frente no jogo e se pensava que o resultado seria o mesmo que no jogo com Aveiro, eis que apesar de defender apenas em meio campo os portuenses iam fazendo com os adversários perdessem bolas no drible e iam conseguindo assim lançamentos fáceis em lances superioridade numérica mantendo assim a liderança do marcador.
O último periodo frenético e com mudanças no marcador a cada posse de bola foi um regalo para quem assistiu à partida tal o empenho dos jovens atletas. Foi mais feliz no final a selecção do Porto pois soube tomar melhores decisões no ataque e soube tirar tempo e espaço de execução ao seu adversário que acumulou erros em ataque.
AB Porto 60 - 57 AB Aveiro
Sabia-se de antemão que Aveiro necessitava de vencer por 8 pontos para passar ás meias finais e que mesmo não o conseguindo poderia dar o 1º lugar do grupo a Setúbal se vencesse por 4 ou mais.
Não querendo fazer contas, o Porto entrou para vencer a partida e cedo ganhou algum ascendente sobre o seu adversário.
Mas a formação aveirense nunca baixou os braços e não fosse o número impressionante de lances livres falhados poderia concerteza estar ainda a festejar.
Apesar de tudo, mantiveram-se sempre colados no marcador e a faltar 3 minutos para final conseguem mesmo passar à frente e até liderar por 3 pontos! Mas a defesa a meio campo com forte pressão nos portadores da bola e os muitos cestos fáceis falhados por parte de Aveiro iam presenteado a selecção do Porto com cestos fáceis em 1x0 e 2x1.
Ainda houve oportunidade de empate nos últimos segundos dos jogadores aveirenses mas não conseguiram concretizar em cesto o lançamento ao suar a buzina. De qualquer maneira, Aveiro está de parabéns pela prova que fez até ao momento. Quanto ao Porto segue invicto para a meia final e mostrou-se talvez como o mais sério candidato ao título.
Série I
AB Algarve 79 - 30 AB V. Castelo
AB V. Castelo 59 - 49 Açores
Açores 33 - 73 A.B.Algarve
Com estes resultados Algarve e Viana do Castelo vão lutar pelos 7º e 8º lugares enquanto a selecção açoriana vai disputar com a vencedora da 2ª divisão, a AB Braga a presença na 1ª Divisão do próximo ano das Festas.
MEIAS FINAIS
SUB-16
PORTO – LISBOA
Conseguirá Lisboa ultrapassar o seu pior jogo da prova e travar o furacão ofensivo da selecção do Porto?
Estará o Porto preparado para o poderio nas tabelas de Lisboa?
AVEIRO - SETÚBAL
Será que Aveiro aprendeu com os erros do 1º jogo contra Setúbal?
Já começaram a aparecer as lesões, “toques” e cansaço muscular aos seus jogadores...conseguiram ainda os setubalenses ter pernas para defender como até aqui o fizeram?
SUB-14
PORTO – COIMBRA
Conseguirá o Porto travar os excelentes bases de Coimbra como fez com todos os outros?
E Coimbra? Como se dará com uma equipa que apresenta um esquema de jogo muito semelhante ao seu?
LISBOA – SETÚBAL
O estilo de jogo agressivo e físico de Setúbal vai impor as suas regras?
Apesar de possuírem atletas com grande envergadura, conseguirão parar Isaías Insaly no interior sem “destapar” o exterior?
Arquivo: Página do Futuro
Comentar