Com um pouco de imaginação é relativamente simples pegar em actividades do prazer das crianças adaptá-las a exercícios que facilitam a aprendizagem das técnicas fundamentais, provocando muito gozo na sua execução.
Aliás, o termo «fundamentals», utilizado pelos americanos e que pode ser traduzido por «técnicas básicas», contém duas palavras importantes para a aprendizagem: «fun» (gozo) e «mental» (mental). Na realidade, a aprendizagem com crianças tem de passar por uma atitude mental de muito gozo.
O gozo de conseguir passar, no momento certo, por debaixo de um corda, primeiro sem bola e depois a driblar, é tão importante para um Mini 8, como ter a percepção do momento de interceptar a bola, que é uma acção bem realizada e em jogo, dá um prazer imenso em qualquer escalão. As propostas e os exercícios sugeridos tem a ver exactamente com o “timing” ou tempo de reacção. Se o exercício de saltar à corda é aconselhável a todos os escalões do mini, sugiro que o exercício de intercepção do passe, seja utilizado no escalão de Mini-12, para atletas com alguns anos de prática.
Pode ver o exercício “Saltar à corda e driblar” aqui.
Pode ver o exercício “O prazer de interceptar um passe” aqui.