Favoritos entram a vencer no Afrobasket'09
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Favoritos entram a vencer no Afrobasket'09

Favoritos entram a vencer no Afrobasket'09

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Não houve surpresas no primeiro dia de competição no campeonato Africano de basquetebol que está a decorrer na Líbia. As selecções de Angola, Camarões, Cabo Verde, Egipto e Senegal confirmaram o seu favoritismo e venceram os seus jogos inaugurais.
 
Os angolanos, actuais campeões em título passaram por bastantes dificuldades para ultrapassar a selecção do Mali (79-74). A equipa comandada por Luís Magalhães esteve na liderança do marcador durante praticamente todo o encontro, contudo os angolanos nunca conseguiram ganhar vantagens superiores a 7 pontos. E o cenário chegou a ficar algo cinzento para a equipa de Luís Magalhães, quando o Mali conseguiu empatar a partida a 71 pontos, a apenas 4 minutos do final.
Mas a partir daí, a maior experiência de Angola veio ao de cima e com um parcial de 8-3, os angolanos sentenciaram o jogo. O grande destaque da partida foi o poste Joaquim "Kikas" Gomes, que se exibiu a grande nível. Kikas terminou o jogo com 31 pontos e 5 ressaltos, mas ainda mais impressionante é o facto de ter falhado apenas um lançamento (lance-livre) em todo o encontro (L2:12/12, L3:1/1 e LL:4/5).

O outro finalista de 2007, a selecção dos Camarões tambem não teve a tarefa facilitada no jogo de estreia, acabando por derrotar a República Centro Africana por 79-69, com Gaston Essengué em bom plano, ao somar 19 pontos em apenas 22 minutos.

Cabo Verde, que em 2007 terminou na 3ª posição do pódio e que se apresenta nesta prova com alguma ambições, tambem entrou com o pé direito, ao vencer de forma expressiva a Tunísia por 71-52. Jeff Xavier foi o melhor marcador do jogo com 20 pontos, bem secundado por Mário Correia com 19.

Menos bem começou o campeonato para Moçambique, que acabou derrotado por 62-72 pelo Egipto, selecção que em 2007 terminou no 4º posto. Os moçambicanos chegaram a ter uma desvantagem de 23 pontos, no entanto nunca baixaram os braços e conseguiram reduzir a diferença final para 10 pontos.

Outra das selecções que se perfila como sério candidato para este campeonato é a formação do Senegal que esmagou a República Democrática do Congo por 95 a 68. Liderados pelos 26 pontos do poste Boniface N'Dong, que recentemente foi contratado pelo Barcelona, os Senegaleses dominaram as operações e obtiveram um triunfo tranquilo.

Nos restantes jogos, a forte selecção da Nigéria derrotou a Costa do Marfim por 93-84, enquanto a formação da casa, a Líbia se estreou com uma vitória diante da África do Sul por 88-72 e a equipa de Marrocos derrotou o Ruanda no jogo mais disputado do dia, por apenas um ponto de diferença, 85-84.

Os resultados dos jogos de quarta-feira foram:

Grupo B - Moçambique 62 - 72 Egipto
Grupo D - Cabo Verde 71 - 52 Tunísia
Grupo B - Angola 79 - 74 Mali
Grupo C - Senegal 95 - 68 República Democrática do Congo
Grupo A - Nigéria 93 - 84 Costa do Marfim
Grupo C - Camarões 79 - 69 República Centro Africana
Grupo A - Líbia 88 - 72 África do Sul
Grupo D - Marrocos 85 - 84 Ruanda

Os jogos desta quinta-feira são os seguintes:

Grupo B - Mali - Moçambique
Grupo C - República Centro Africana - Senegal
Grupo A - África do Sul - Nigéria
Grupo C - República Democrática do Congo - Camarões
Grupo A - Costa do Marfim - Líbia
Grupo D - Ruanda - Cabo Verde
Grupo B - Egipto - Angola
Grupo D - Tunísia - Marrocos
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária