Está de volta a velha Espanha
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Diversos Competições: Diversos Está de volta a velha Espanha

Está de volta a velha Espanha

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Costuma-se dizer que é nos momentos das decisões que se vêm os grandes jogadores e as grandes equipas. E a Espanha em boa hora voltou ao seu melhor, derrotando a França por claros 86-66 e pondo termo à caminhada invencível dos gauleses até esta fase da prova. No primeiro jogo do dia, a Sérvia tornou-se na primeira selecção qualificada para as meias-finais, depois de derrotar a actual detentora do troféu, a Rússia por 79-68.
 
Num dos quartos de final mais aguardados deste Euro, a Espanha que até esta fase se vinha exibindo de forma algo irregular, reapareceu ao seu melhor nível e deitou um balde de água fria em cima de uma selecção gaulesa, que apesar de ter sido a última a atingir esta fase, foi tambem a última a ser derrotada em solo polaco. Infelizmente para Tony Parker e companhia, a derrota surgiu na pior altura.

Os espanhóis dominaram o encontro praticamente desde o seu início. Impulsionados pelos 5 triplos convertidos no primeiro período, os actuais campeões do mundo construíram uma vantagem de 10 pontos nos primeiros 10 minutos de jogo. No início do segundo quarto e mesmo com a maioria do seu cinco no banco, o conjunto de Sergio Scariolo continuou a aumentar a vantagem, preparando a reentrada de Pau Gasol ao campo, que em cerca de 2 minutos, converteu 8 pontos consecutivos. O intervalo chegava com a Espanha na frente por 47-32.

No terceiro período pouca coisa mudou e os espanhóis continuaram a dilatar a vantagem, que chegou a ser de 24 pontos (73-49), pouco antes do final desse quarto. A França voltou a tentar reagir e com um bom início de quarto período conseguiram aproximar-se no marcador, mas o melhor que conseguiram foi reduzir a diferença para 11 pontos (77-66), a cerca de 5 minutos do final. Foi aí que os espanhóis deram a estocada final e com um parcial de 9-0 impuseram a primeira derrota à França no Eurobasket, eliminando-a da discussão do título Europeu.

Pau Gasol voltou a ser o grande líder do conjunto espanhol, somando 28 pontos, 9 ressaltos e 3 desarmes em apenas 28 minutos de jogo. O frenético Rudy Fernandez esteve tambem em evidência, ao terminar com 16 pontos, 6 roubos de bola e 5 ressaltos. Pelos franceses, a frustrante exibição de Tony Parker, apenas 6 pontos e um lançamento de campo convertido foi o maior destaque pela negativa.

No primeiro jogo dos quartos de final, a campeã em título, Rússia, foi destronada pela consistente formação sérvia, que uma vez mais voltou a provar o seu valor. Depois da desilusão de há dois anos atrás, que levou a uma remodelação profunda na estrutura da selecção sérvia, os resultados estão à vista e a Sérvia garantiu não só um lugar no Top-4 deste campeonato, bem como o bilhete para o campeonato do mundo do próximo ano.

Com um parcial de 17-0 durante o segundo período, a Sérvia transformou uma desvantagem de 3 pontos (21-24), numa confortavel vantagem na casa das dezenas. A partir daí e apesar dos esforços russos, a diferença no marcador não mais viria a baixar da casa das dezenas, com os sérvios a controlar o tempo e o resultado.

A excelência da execução e da capacidade de lançamento sérvia foi notável, tendo o conjunto dos balcãs terminado com excelentes percentagens de 2 pts (61.3%) e de 3 pts (44.4%), tendo em conta o cariz decisivo do encontro. Uros Tripkovic foi o melhor marcador da partida com 18 pontos e um dos cinco sérvios a marcar na casa das dezenas. Pelos russos, o extremo Vitalii Fridzon foi o mais acertado, concretizando 15 pts.

Espanha e Sérvia aguardam agora pelos seus adversários das meias finais. A Espanha defrontará o vencedor do Turquia-Grécia, enquanto os Sérvios terão pela frente o vencedor do Eslovénia-Croácia. Entretanto, os derrotados dos dois jogos que ainda faltam disputar nos quartos de final irão defrontar a França e a Rússia, em jogos para discussão dos lugares do 5º ao 8º
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária